NOTICIAS


Investigadores receiam impacto ambiental da reciclagem do lixo electrónico
Investigadores da China e dos Estados Unidos detectaram a presença de substâncias cancerígenas transportadas pelos ventos na Ásia, contribuindo para a “contaminação global”, cuja origem são os locais de reciclagem de lixo electrónico na China.

Este país é um dos maiores recicladores de computadores, telemóveis e outros equipamentos electrónicos mas as condições de recuperação de componenetes electrónicos reutilizáveis nem sempre é efectuada nas melhores condições.
Num trabalho publicado na revista “Atmospheric Environment”, os investigadores identificaram elementos tóxicos nas emissões atmosféricas de locais de reciclagem do sul da China.

Reciclagem: Sua Importancia e Impacto Econômico e Ambiental
 
Este trabalho objetiva mostrar a importancia da reciclagem para a sociedade brasileira, comentando sua teoria, importância na educação aspectos econômico e social. Conclui-se é que se faz necessaria a participação de todo um stakeholders para a formação de uma sociedade mais humana e racionalLixo doméstico: como reduzi-lo e diminuir seu impacto no ambiente

"Do total produzido nas casas, apenas 2% é destinado à coleta seletiva", afirma a bióloga Elen Aquino, pesquisadora do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema), da Universidade de São Paulo. O restante vai parar em lixões a céu aberto ou, na melhor das hipóteses, em aterros sanitários cuja capacidade máxima já está próxima do limite. Para piorar o quadro, muitas vezes o cidadão toma o cuidado de separar metais, vidros, plásticos e papéis acreditando que esses materiais serão reciclados, mas as empresas de limpeza contratadas pela prefeitura acabam por misturá-los num mesmo caminhão. O desempenho das administrações municipais costuma ser um lixo em matéria de lixo, mas não por falta de boas leis. No estado de São Paulo, por exemplo, a legislação obriga todos os condomínios com mais de cinquenta unidades residenciais a ter coleta seletiva de lixo. Uma nova lei publicada na semana passada determina que shoppings, prédios comerciais e indústrias da cidade de São Paulo separem o lixo reciclável. Só poderão ser levados a aterros o lixo orgânico e materiais que não são reaproveitáveis, como isopor, espelhos e papel higiênico. Em que pesem as consuetudinárias dificuldades brasileiras de fazer valer a legislação, e não só quando o assunto é sujeira, é preciso perseverar na divisão do lixo doméstico e, além disso, tentar diminuir a quantidade diária de dejetos. No mínimo, você manterá a consciência mais limpa. A seguir, as quatro soluções domésticas que mais ajudam a reduzir o lixo dentro e, consequentemente, fora de casa.
Projeto escolar de Ananindeua é premiado
Agir e viver por um mundo melhor”, este foi o tema do projeto “Consumo Consciente” da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Santos de Souza, em Ananindeua, vencedora do Prêmio Construindo a Nação 2009/2010, do Instituto da Cidadania Brasil
O prêmio é um reconhecimento nacional dos melhores trabalhos desenvolvidos por instituições de ensino com a presença ativa dos alunos em ações práticas de solução para os problemas da comunidade onde estão situadas. “Queremos despertar nas crianças e jovens a importância de atitudes como essas para que possam crescer sendo cidadãos conscientes dos seus direitos e, principalmente, dos seus deveres”, destaca o presidente do Instituto da Cidadania Brasil, Paulo Saab. A premiação aconteceu na última quarta-feira (26), em Belém.
O Instituto da Cidadania Brasil é uma organização não governamental constituída por empresários, executivos, profissionais liberais e estudantes, que busca difundir os conceitos de cidadania em todos os segmentos que formam a nação brasileira, defendendo os direitos e obrigações de todo cidadão aplicados no seu dia a dia. O Cidadania Brasil realiza ações em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e Serviço Social da Indústria (Sesi/PA)
A Escola Cândida de Souza realizou, durante o ano letivo de 2009, oficinas e campanhas educativas com alunos, pais, professores e moradores da comunidade mostrando como preservar o meio ambiente cuidando melhor de suas casas e escola, evitar o desperdício de água potável e reciclar o lixo produzido no bairro do Distrito Industrial, onde a Escola está localizada. Desde o início do projeto alunos, pais, professores e moradores do bairro fazem a coleta seletiva de lixo, reciclagem de papel e de garrafas pet, entre outras atividades desenvolvidas em parceria com a comunidade
Para o prefeito Helder Barbalho, “a premiação representa o reconhecimento de todo um trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura na área da educação de Ananindeua, tanto na infraestrutura, quanto na valorização da comunidade escolar. Com isso, conseguimos mudar a realidade de cada bairro e do município”, comentou
Segundo a Secretária de Educação de Ananindeua, Elieth Braga, o município de Ananindeua, mesmo tendo sofrido cortes, por parte do Governo Federal, no repasse de verbas destinadas à Educação na ordem superior a R$6 milhões, a Prefeitura não deixou de investir no setor.
A exemplo disso, Elieth cita a recente entrega da Escola Clóvis Begot, em Águas Lindas, totalmente reformada e com mais três novas salas de aula, sala de informática com recursos de áudio e vídeo. Ela comenta ainda sobre as escolas do Icuí, do 40 Horas e da BR 316, que, em breve, serão entregues pela Prefeitura. Os resultados do Cursinho Pré-vestibular Municipal, que no último vestibular aprovou mais de 300 estudantes em diversas instituições de ensino superior e a criação do pólo municipal do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA) foram lembrados pela secretária.