MODA E DECORACAO COM PAPEL JORNAL E PAPELAO

DESFIL DE MODAS RECICLADA
Rio de Janeiiro - No dia 17 de junho de 2004, o famoso e bem conceituado Jum Nakao fez, na São Paulo Fashion Week, aquele que seria seu último desfile. Conhecido internacionalmente como Roupas de Papel, foi considerado o melhor do século. Após muito segredo e 182 dias de intenso trabalho, as modelos entraram na passarela exibindo vestidos, saias e adornos inspiradas na moda do século 19, todas estilizadas como playmobils. A imagem era a fusão entre a tradição e a industrialização dos bonecos de plásticos, feitos em série.

Na entrada final, a coletiva, as modelos se posicionaram diante do público de 1.200 pessoas, encantado com a beleza das roupas em papel brocado. De repente, a trilha sonora intensifica como se uma revolução acontecesse na passarela. Com toda dor que um fim pode ter, elas começaram a rasgar as peças confeccionadas como obras de arte, agora diante de um público estarrecido, surpreso, boquiaberto, perplexo... O momento era um marco na história da moda no Brasil, mas, principalmente, um resposta de Nakao ao consumismo avassalador do mundo atual.
A agonia do artista começou seis meses antes, ainda no camarim do desfile da edição anterior da SPFW. "Existia a sensação de missão cumprida. Logo depois desse desfile, eu e a minha equipe entramos no momento de busca de inspiração, de referências", contou o estilista na palestra A Costura do Invisível, quarta (10), durante o Senac Rio Fashion Business. No encontro com o público da semana de moda, ele mostrou todo o processo criativo do desfile Roupas de Papel, com direito a vídeos de bastidores, que revelam, inclusive, como o papel foi trabalhado, alem do transporte das peças depois de prontas e o show em si.





Dizem que a necessidade é a mãe da criatividade…..ou algo parecido. Quem mora em lugares muito frios, já deve ter enrolado os pés em jornal antes de calçar as botas, pra manter aquecido. Eu sei de muita gente que usa esse segredinho. Mas duvido que alguém tenha pensado em fazer sapatos usando jornal. Sapatos para usar de verdade, sem esconder dentro das botas.

Pois a necessidade de atender um mercado que crescia rapidamente, e precisando de um material mais acessível e de custo baixo, fez Colin Lin, uma designer de calçados de Taiwan, esquecer as dúvidas: usou folhas de jornais. No caso jornais chineses. Colin Lin comenta: “Minha preocupação é o conforto, a moda e o meio-ambiente.”
A experiência dela com o ramo já tinha 26 anos e encontrar uma forma para trançar as folhas não foi complicado. Com apenas 3 folhas e meia ela faz um par de sapatilhas que leva de 3 a 4 horas para ficar pronto e, acreditem, são vendidos por até U$150. E tem as bolsas, que demoram mais, uns 3 dias, e valem não menos que U$260.

Quem disse que um bom projeto de reciclagem não dá dinheiro? Colin já vendeu mais de 4 mil pares desses sapatos, que são forrados com algodão, tem um solado de borracha e não se preocupem: o jornal, depois de trançado, recebe um banho de plástico, que além de dar um brilho leve e melhor acabamento, protege e garante uma vida longa ao par de sapatos.
Na onda dos conceitos do Morar Mais Por Menos, vamos falar do já conhecido revestimento de parede feito com jornal, tão usado pelos arquitetos nesses eventos. Assim temos hoje duas opções de decorar usando e reciclando esse material, que além de barato é resistente e suporta bem estar exposto à poeira, por exemplo, como um papel de parede normal. Vale lembrar que eles recebem acabamento com verniz incolor, o que garante essa resistência toda.


PAPEL PAREDE FEITO COM JORNAL
O legal dessas dicas, é que apesar de parecerem tão óbvias elas dão abertura pra uma gama enorme de variações. Para os arabescos de rolinhos é possível criar desenhos de todas as formas. Pensando nisso as soluções são muitas, inclusive coloridas e multicoloridas.
No caso do papel de parede além de você poder fazer sua colagem com posicionamentos irregulares, dá para criar painéis separados como da imagem em cima ou ainda tirar proveito de capas de jornais com notícias marcantes e de países bem diferentes.Ah, e antes que me perguntem, dá para usar folhas de revistas sim.
Essas dicas são todas das edições do Morar Mais Por Menos e suas imagens publicadas pela Casa Abril. E se você já revestiu sua parede usando jornal, compartilhe conosco, vai. É só me enviar que eu publico.